Curta nossa pagina

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bambila:o músico evangélico que brilha no espaço "gospel"



Fonte: Jornal de Angola   
ImageO jovem músico Manuel Simão, mais conhecido por Bambila, é um dos cantores que está a conquistar o seu espaço musical angolano no estilo gospel. Nasceu em 1982, no município do Quimbele, província do Uíge.

Bambila começou a dar os primeiros passos da carreira na Igreja Rema, onde teve a formação musical. Em 2006, conta o músico, um empresário apostou nele para colocar no mercado o seu primeiro trabalho discográfico “Hoje Achei”.

Oito meses depois, o disco “Hoje Achei” foi considerado o melhor CD gospel nacional, um prémio atribuído pela gala “ML3” que reúne todos as músicas do estilo gospel, de várias denominações religiosas.

Bambila revelou que sempre gostou de música, mas que numa tinha sonhado ser cantor gospel. Explica ainda que quando se converteu a Jesus Cristo começou a trabalhar como “ganhador de almas”, evangelizando nas ruas, nos autocarros e nos táxis e que se sentia limitado porque a sua mensagem ficava só no trabalho de evangelizar.

“Sentia que podia fazer muito mais para ganhar almas para Jesus Cristo”, disse Bambila à nossa reportagem. Por isso começou a cantar mais a sério. A sua grande paixão pela música ajudou no louvor e na adoração. Pelo seu talento e empenhamento foi considerado o melhor aluno na escola de música.

Bambila disse que apostou na música gospel numa época em que não se falava muito dos que cantavam música sagra. Naquela altura as pessoas pensavam que a música gospel era para ser tocada nos óbitos. Começou a atingir o auge da sua carreira quando encontrou alguns nomes sonantes do género musical, com destaque para a Irmã Sofia e o Pastor Jack, embora as suas actividades artísticas não fossem bem divulgadas.

O auge da carreira
O auge da carreira de Bambila começou em 2006, com a divulgação e a promoção do seu primeiro CD “Hoje Achei” que tem 11 faixas musicais, gravadas em Luanda no Estúdio T, de João Alexandre, masterizado no Brasil e editado na Alemanha.

Anos depois, surgiu o seu segundo trabalho discográfico intitulado “A Um Deus” com 14 faixas musicais também gravado na capital, nos estúdios da Rádio Vial, Hélio Cruz, na Home Estúdio, de Dodó, e no Mequila Record. Foi masterizado e editado na África do do Sul pela Tamar Eventos.

Em Outubro do ano passa, Bambila lança um DVD fruto das melhores músicas que têm os dois CD “Hoje Achei” e “A Um Deus”. O DVD, disse o músico, tem o vídeo do grande espectáculo que realizou no Cine Atlântico, em Julho de ano passado, com mais de seis mil espectadores e que teve a participação especial de Irmã Sofia e Gui Destino.

Bambila é uma das vozes mais promissoras do estilo gospel e já realizou vários espectáculos nas províncias de Luanda, Uíge, Cabinda, Cunene, Moxico, Huambo, Benguela Namibe e Huíla. No estrangeiro actuou em vários estado do Brasil e na África Sul, em Joanesburgo e na Cidade do Cabo. Para além de ter admiração por todos os músicos gospel, afirmou que tem como referência do estilo gospel em Angola a Irmã Sofia, Lioth Cassoma e Luís Capote que estão a revolucionar a música sacra no país.

Bambila defendeu que a música gospel ainda precisa de apoio financeiro e maior divulgação e expansão, para realização de muitos espectáculos de maneira a ajudar no crescimento musical de Angola.

O músico disse que inaugurou no ano passado o seu estúdio “A Um Deus”, no Bairro da Chicala, com o objectivo de ajudar os cantores gospel que não têm possibilidade de colocar um disco no mercado. Para além da gravação, disse, o estúdio faz também trabalho de panfletos e design.

Bambila Responde
Pensa cantar um dia noutro estilo musical?
Penso que não, por me sentir melhor num estilo em que apostei desde que pensei em seguir a carreira a solo. Acredito que cada músico se identifica melhor onde Deus lhe dá a oportunidade para desenvolver a arte de cantar através do seu talento. Eu fui chamado para cantar música gospel.

O seu estúdio produz só música gospel ou também vai apostar noutros estilos?
 A prioridade é para a produção da música gospel porque em Luanda já existem muitos estúdios que promovem estilos como kizomba, kuduro, semba rap e R&B. Isto não quer dizer que não grave músicas com mensagens sociais e educativas que não firam a sensibilidade da nação, podemos produzir sem problemas.

Onde é que se inspira para produzir as suas obras?
A minha inspiração vem da palavra de Deus, das maravilhas que o Senhor faz na minha vida, através do seu poder divino na vida das outras pessoas. Também me inspiro nas realidades no nosso dia-a-dia.

Aconteceu comigo
Bambila tem na sua vida algo marcante e inesquecível: “lembro-me como se fosse hoje, quando veio a Angola um grupo estrangeiro que canta música gospel. Eu fui convidado para fazer parte da actividade. Uma hora antes do espectáculo, o promotor do concerto não quis que eu cantasse, correu-me do recinto e como se não bastasse fui agredido fisicamente. Mas nem isso me fez deixar de acreditar que um dia seria um bom mensageiro da música evangélica. 
 
Via:AngolaDigital

Nenhum comentário: